Newswise — JACKSONVILLE, Florida — O "enxaguante mágico", um enxaguante bucal contendo difenidramina, lidocaína e antiácidos, reduziu significativamente a dor causada por mucosite oral (úlceras bucais) em pacientes que receberam radioterapia para câncer de cabeça e pescoço, quando comparado ao placebo. Estes foram os achados de um estudo clínico de fase III, multicêntrico, aleatório, duplo-cego e controlado por placebo, liderado por Robert Miller, M.D., um oncologista de radiação emérito da Mayo Clinic. Dr. Miller e seus colegas publicaram suas descobertas na terça-feira, 16 de abril, no JAMA.

O enxaguante, apelidado de enxaguante bucal mágico, não é uma marca, mas sim uma fórmula que pode ser feita com difenidramina, lidocaína e antiácidos.

"Nosso grupo publicou um estudo em 2012, mostrando que uma lavagem oral de doxepina reduziu a dor relacionada à mucosite oral, em comparação ao placebo", diz o Dr. Miller. "No entanto, não haviam grandes ensaios clínicos aleatórios controlados estudando os potenciais benefícios do enxaguante bucal mágico."

Dr. Miller e seus colegas estudaram 275 pacientes entre novembro de 2014 e maio de 2016. Eles descobriram que a dor relacionada à mucosite oral era significativamente menor após tanto os enxágues com doxepina quanto com o enxaguante mágico em relação ao placebo. Eles também descobriram que ambos os enxágues com doxepina e o enxaguante mágico foram bem tolerados pelos pacientes.

"A radioterapia pode causar feridas na boca, pois ela é projetada para matar células em crescimento rápido, como as células cancerígenas", diz o co-autor Terence Sio, M.D. um radioncologista da Clínica Mayo no Arizona. "Infelizmente, as células saudáveis da boca também se dividem e crescem rapidamente, e podem ser danificadas durante a radioterapia, o que pode causar desconforto. Estamos felizes de termos identificado um método comprovado para ajudar a tratar o desconforto deste efeito colateral."

A pesquisa foi realizada através da Aliança para Estudos Clínicos em Oncologia.

###

Sobre a Aliança
A Aliança para Estudos Clínicos em Oncologia desenvolve e conduz estudos clínicos com novas terapias promissoras contra o câncer, usa a melhor ciência para desenvolver estratégias de tratamento e prevenção ideais para o câncer e pesquisa métodos para aliviar os efeitos colaterais do câncer e tratamentos contra o câncer. A Aliança recebeu uma doação do Instituto Nacional do Câncer como membro da Rede Nacional de Ensaios Clínicos do Instituto Nacional do Câncer, além de uma doação para servir como base de pesquisa para o Programa de Pesquisa Oncológica da Comunidade do Instituto Nacional do Câncer. A aliança compreende quase 10.000 especialistas em oncologia em hospitais, centros médicos e clínicas comunitárias nos EUA e no Canadá. Aprenda mais sobre a aliança.

Sobre o Centro Oncológico da Mayo Clinic
Enquanto instituição líder fundada pelo Instituto Nacional do Câncer, o Centro Oncológico da Mayo Clinic realiza pesquisas científicas básicas, clínicas e demográficas, transformando descobertas em métodos mais eficazes de prevenção, diagnóstico, prognóstico e terapia. Para obter informações relacionadas a ensaios clínicos sobre câncer, entre em contato com o Clinical Trials Referral Office (Escritório de Referência sobre Ensaios Clínicos, em tradução livre) pelo número 1-855-776-0015 (ligação gratuita).

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, a formação e a pesquisa, que presta cuidados especializados e abrangentes a todos que buscam a cura. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a página Mayo Clinic News Network.

Contato de mídia:
Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, e-mail:
[email protected]