Newswise — CHICAGO — Novos estudos sobre a detecção precoce do câncer colorretal e o impacto da terapia celular na qualidade de vida estão entre as várias apresentações da Mayo Clinic no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em Chicago. 

Doutor Hao Xie, Doutor em Medicina, residente de hematologia-oncologia da Mayo Clinic, apresentou um resumo, "Marcadores de DNA Metilados em Cânceres Colorretais Primários e Metastáticos", que indica que os marcadores de DNA são amplamente informativos para a detecção precoce do câncer. O Dr. Xie é o principal autor do estudo. 

A equipe de pesquisa estudou 87 pacientes com câncer colorretal primário e metastático pareados e descobriu que 14 níveis de marcadores individuais, bem como o nível médio de todos os marcadores combinados, eram altamente concordantes e podem ser valiosos na detecção precoce de doenças crônicas. Os pesquisadores pedem mais estudos para supervisão não invasiva após a cirurgia e monitoramento da resposta ao tratamento. 

"Ferramentas existentes para detectar a recorrência do câncer de cólon são caras e nem sempre confiáveis" diz John Kisiel, Doutor em Medicina, um gastroenterologista da Mayo Clinic e autor sênior. "Neste estudo, descobrimos que os marcadores de DNA metilado do câncer de cólon primário são potencialmente valiosos e devem ser mais estudados por sua utilidade na detecção do câncer de cólon que se espalhou." 

Surbhi Sidana, Bacharelado em Medicina e Cirurgia, residente de hematologia avançada no campus da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, apresentou um resumo, "Qualidade de vida em pacientes submetidos à Terapia CAR-T versus transplante de células-tronco", que sugere que pacientes que recebem terapia com receptores antígenos quiméricos (terapia celular T-CAR) não experimentam um declínio mais significativo na qualidade de vida, em comparação com os pacientes submetidos a um transplante de células-tronco da medula óssea usando células-tronco próprias ou doadoras. 

O estudo prospectivo, financiado pelo Centro de Ciência da Saúde Robert D. e Patricia E. Kern da Mayo Clinic, sugere que a qualidade de vida a curto prazo, especificamente o bem-estar físico e funcional pode ser melhor em pacientes que recebem terapia celular CAR-T. "Embora nossos dados ainda sejam preliminares e o estudo esteja em andamento, essas descobertas são reconfortantes para os pacientes e para os médicos", diz a Dra. Sidana. "Embora a terapia celular CAR-T possa resultar em efeitos colaterais sérios a curto prazo em alguns pacientes, o impacto geral na qualidade de vida não é pior do que outras formas estabelecidas de terapia celular, as quais também possuem efeitos colaterais." 

Os resultados atualizados, incluindo dados de acompanhamento de três meses, foram apresentados na reunião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. 

A reunião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica foi realizada de 31 de maio a 4 de junho e é a maior reunião internacional anual de clínicos e pesquisadores de oncologia. 

### 

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, oferecendo atendimento especializado e abrangente a todos que precisam de cura. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic.

 

Contato de mídia:
Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, E-mail:
[email protected]