Newswise — ROCHESTER, Minnesota — As células-tronco derivadas da gordura de um paciente oferecem um passo para melhorar - e não apenas estabilizar - a função motora e sensorial de pessoas com lesões na medula espinhal, de acordo com pesquisas anteriores da Mayo Clinic

Um ensaio clínico envolveu 10 adultos para tratar paralisia por lesão traumática da medula espinhal. Após a injeção de células-tronco, o primeiro paciente demonstrou melhora nas funções motoras e sensoriais e não apresentou efeitos adversos significativos, de acordo com um relato de caso publicado em Mayo Clinic Proceedings

Como um ensaio clínico multidisciplinar de fase I, o estudo testa a segurança, os efeitos colaterais e a dose ideal de células-tronco. Os resultados dos primeiros testes mostram que a resposta do paciente varia. A equipe da Mayo planeja continuar analisando as respostas dos pacientes, e outros resultados obtidos com os outros nove participantes do estudo serão publicados. 

"Neste relato de caso, o primeiro paciente respondeu muito bem, mas há outros pacientes no estudo que respondem moderadamente ou não respondem", afirma Mohamad Bydon, M.D., um cirurgião neurológico da Mayo Clinic e primeiro autor do relatório. "Um dos nossos objetivos neste estudo e em estudos futuros é delinear melhor quem responderá e por que os pacientes respondem de maneira diferente às injeções de células-tronco. 

“As descobertas até o momento serão encorajadoras para pacientes com lesões na medula espinhal, pois estamos explorando uma variedade crescente de opções de tratamento que podem melhorar a função física após essas lesões devastadoras.” 

Entre 250.000 e 500.000 pessoas em todo o mundo sofrem uma lesão na medula espinhal a cada ano, geralmente com perda de função sensorial e motora, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Até 90% desses casos ocorrem por causas traumáticas. 

Todos os participantes deste estudo receberam tratamento com células-tronco derivadas de gordura, que é experimental e não é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para uso em larga escala. No entanto, o FDA permitiu seu uso nesta pesquisa. 

No relato de caso, o paciente, então com 53 anos, machucou a medula espinhal no pescoço em um acidente de surf em 2017. Ele foi diagnosticado com perda total da função abaixo do nível da lesão, o que significa que não seria capaz de se mover ou sentir nada abaixo da metade de seu pescoço. Ele foi operado para descomprimir e fundir as vértebras cervicais. Nos meses seguintes, com fisioterapia e terapia ocupacional, ele recuperou uma capacidade limitada de usar os braços e as pernas, e algumas funções sensoriais melhoraram. No entanto, seu progresso aumentou seis meses após a lesão. 

O paciente foi inscrito no estudo nove meses após a lesão. Suas células-tronco foram coletadas retirando uma pequena quantidade de gordura do abdômen. Durante oito semanas, as células foram expandidas em laboratório para 100 milhões de células. Em seguida, as células-tronco foram injetadas na lombar do paciente, 11 meses após a lesão. 

"Queremos intervir quando a função física se estabilizar, para que não permitamos que a intervenção seja creditada por melhorias precoces que ocorrem como parte da história natural com muitas lesões na medula espinhal. Nesse caso, o paciente recebeu injeção de células-tronco quase um ano após a lesão ", diz o Dr. Bydon. 

O paciente foi observado no início e em intervalos regulares mais de 18 meses após a injeção. Sua pontuação na fisioterapia melhorou. Por exemplo, no teste de caminhada de 10 metros, a linha de base do paciente de 57,72 segundos melhorou de 15 meses para 23 segundos. E no teste de deambulação, a linha de base do paciente de 635 pés por 12,8 minutos melhorou em 15 meses para 2200 pés por 34 minutos. 

As pontuações de terapia ocupacional do paciente também melhoraram, como força de preensão e aperto e destreza manual. As pontuações sensoriais melhoraram, com testes de picada de alfinete e toque leve, assim como sua pontuação de saúde mental. 

As células-tronco migram para o nível mais alto de inflamação, que ocorre no nível da lesão medular, mas o mecanismo de interação das células com a medula espinhal não é totalmente compreendido, diz Bydon. Como parte do estudo, os pesquisadores coletaram líquido cefalorraquidiano em todos os pacientes para procurar marcadores biológicos que pudessem dar pistas sobre a cura. Os marcadores biológicos são importantes porque podem ajudar a identificar os processos críticos que levam à lesão da medula espinhal no nível celular e podem levar a novas terapias regenerativas. 

"A medicina regenerativa é um campo em evolução,"dizWenchun Qu, M.D., Ph.D.,um fisiatra e especialista em dor da Mayo Clinic e autor sênior do relatório. "A pesquisa e o uso de células-tronco da Mayo são informados após anos de rigorosa investigação científica. Nós nos esforçamos para garantir que os pacientes que recebem células-tronco sejam totalmente informados sobre os riscos, benefícios, alternativas e incógnitas sobre essas terapias. Através de nossos ensaios clínicos com células-tronco, estamos aprendendo e melhorando esses procedimentos." 

Mais estudos são necessários para verificar cientificamente a eficácia da terapia com células-tronco para paralisia por lesão medular, observam os autores. Não se sabe quando ou se esse procedimento terá a aprovação da FDA para atendimento clínico de rotina. 

Outros pesquisadores envolvidos neste estudo foram Allan Dietz, Ph.D.; Sandy Goncalves; F.M. Moinuddin, Ph.D.; Mohammed Ali Alvi, M.B.B.S.; Anshit Goyal, M.B.B.S.; Yagiz Yolcu, M.D.; Christine Hunt, D.O.;Kristin Garlanger, D.O.; Ronald Reeves, M.D.;Andre Terzic, M.D., Ph.D.; e Anthony Windebank, M.D. — todos da Mayo Clinic. 

O produto celular foi desenvolvido e fabricado no Laboratório de Imunologia, Progenitor e Terapêutica Celular da Mayo Clinic (IMPACT), dirigido pelo Dr. Dietz.

Esta pesquisa foi financiada por doações de Regenerative Medicine Minnesota e Mayo Clinic Transform the Practice e apoiadas por Mayo Clinic Center for Regenerative Medicine

Os autores não têm divulgações relevantes ou conflitos de interesse a denunciar. 

### 

Sobre o Mayo Clinic Proceedings
A Mayo Clinic Proceedings é uma revista médica mensal revisada por pares que publica artigos e análises originais sobre medicina clínica e laboratorial, pesquisa clínica, pesquisa básica em ciências e epidemiologia clínica. A Mayo Clinic Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research, como parte de seu compromisso para instruir médicos. Ela publica matérias enviadas por autores do mundo inteiro. O periódico é publicado há mais de 90 anos e tem uma circulação de 127.000 exemplares. Visite o site da Mayo Clinic Proceedings para visualizar artigos. 

Sobre o Mayo Clinic Center for Regenerative Medicine
O Centro de Medicina Regenerativa da Mayo Clinic busca integrar, desenvolver e implantar novos produtos e serviços de medicina regenerativa que diferenciam continuamente a prática da Mayo de atrair pacientes de todo o mundo para cuidados complexos. Saiba mais no site do Centro de Medicina Individualizada.

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para ver outras notícias da Mayo Clinic, e Uma Visão Interna da Mayo Clinic, para mais informações sobre a Mayo. 

Contato para a imprensa:
Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005,[email protected]

Journal Link: Mayo Clinic Proceedings