ROCHESTER, Minnesota — O açúcar adicionado nos alimentos não só acrescenta calorias extras mas também pode ter efeitos tóxicos diretos, como cáries dentais e até o risco de doença cardíaca. Minimizar a quantidade de açúcar adicionado na dieta é algo muito importante. No entanto, você pode nem perceber quanto açúcar adicionado consome. Isso porque alguns alimentos que parecem inofensivos que você considera saudáveis contêm açúcar adicionado.

Neste Mayo Clinic Minute, o Dr. Donald Hensrud, médico da Mayo Clinic, especialista em nutrição e editor do artigo “The Mayo Clinic Diet”, explica o que observar ao tentar evitar o açúcar adicionado.

“Sempre que um alimento é processado, alguns ingredientes são adicionados. E frequentemente é o açúcar ou sal”, diz o Dr. Hensrud.

Ao tentar identificar a quantidade de açúcar adicionado nos alimentos embalados, consulte a tabela nutricional. Você poderá se surpreender com o que encontrar.

“Em muitos produtos que você nem imagina (como alguns molhos, cremes e pastas) há açúcar adicionado e em quase todas as categorias de produtos alimentícios”, diz o Dr. Hensrud.

Alimentos que podem ser fontes surpreendentes de açúcar adicionado:

  • Molhos para salada
  • Temperos
  • Sopas enlatadas
  • Barras de granola
  • Barras de proteína

“Foi demonstrado que, para muitas pessoas, a quantidade de calorias ingeridas de açúcar adicionado é bastante significativa”, diz o Dr. Hensrud.

O Dr. Hensrud sugere prestar bastante atenção aos rótulos dos alimentos e tentar consumir aqueles que contêm açucares naturais, como as frutas, que possuem baixas calorias e contêm vitaminas e minerais.

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clini