Newswise — PHOENIX, Arizona — Muito sal não faz bem para a saúde. Essa afirmação é especialmente verdadeira para as pessoas que têm pressão arterial elevada. Diminuir o nível de sal no saleiro pode ser um bom começo. O Dr. Regis Fernandes, cardiologista da Mayo Clinic, alerta para ter cuidado com outros lugares nos quais o sal pode estar escondido.

Muitas pessoas comem muito sal. Isso não é bom, afirma o Dr. Fernandes, quando consideramos o que o sal faz no corpo.

“O sal aumenta a pressão arterial, que elevada está associada com o alto risco cardiovascular,” afirma o Dr. Fernandes.

Ele explica que a maioria dos norte-americanos consomem 3.400 miligramas de sal por dia, e a quantidade recomendada é de 2.300 miligramas, o equivalente a 1 colher de chá. O consumo recomendado para quem tem pressão arterial elevada é ainda menor, apenas 1.500 miligramas. Por outro lado, o Dr. Fernandes adverte que a maioria do sódio ingerido não vem do saleiro.

“A maioria do sal que ingerimos vem de alimentos processados, ele está presente em molhos ou nos alimentos de servidos restaurantes, por exemplo”, afirma o Dr. Fernandes.

O Dr. Fernandes afirma que mesmo uma leve queda no consumo de sal pode ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde cardíaca. Ele recomenda diminuir gradualmente o consumo de sal e sempre verificar os rótulos dos alimentos.

Jornalistas:

  • O Dr. Fernandes está disponível para entrevistas em espanhol, português e inglês.
  • O Dr. Fernandes está disponível para entrevistas em português. Um pacote de vídeo com qualidade de transmissão, em inglês, (1:01), está disponível para download aqui. Lembrem-se de incluir: Cortesia da “Rede de Notícias da Mayo Clinic.”

### 

Sobre a Mayo Clinic  
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, além de fornecer compaixão, conhecimento e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para saber mais notícias sobre a Mayo Clinic.