Newswise — PREZADA MAYO CLINIC: Sou uma pessoa que busca agradar os outros por natureza e tenho dificuldade em dizer não ou estabelecer limites em meus relacionamentos. Como posso começar a criar limites mais saudáveis de uma maneira gentil, mas firme?

RESPOSTA: As pessoas possuem vários tipos de relações, incluindo parceiros, cônjuges, filhos, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e conhecidos. Diferentes relações envolvem diferentes interações, responsabilidades e influências.

Todo relacionamento tem limites ou regras de envolvimento. Você pode ser deliberado e consciente sobre esses limites, ou eles podem ter se formado subconscientemente.

Desenvolver e manter limites saudáveis ajuda a estabelecer e construir relacionamentos saudáveis e evitar conexões prejudiciais com as pessoas.

Estabelecer limites saudáveis é necessário para a sua saúde e para a saúde dos seus relacionamentos. Viver dentro desses limites que você cria é crucial para reduzir o estresse e aumentar a satisfação na vida, particularmente com as responsabilidades e tarefas em sua vida pessoal e profissional.

A ansiedade e o estresse se desenvolvem quando você assume a responsabilidade pelas emoções, comportamentos e pensamentos dos outros. Muitas das ansiedades que as pessoas experienciam são causadas por limites não saudáveis.

Um princípio ao qual me refiro é a "lei dos relacionamentos". Essa lei identifica que você não pode controlar o que os outros pensam, sentem ou fazem, e que você é o único responsável pelo que pensa, sente e faz. Identificar e estabelecer os limites nos relacionamentos que apoiam essa lei esclarece onde suas responsabilidades e autoridade terminam, e onde começam as responsabilidades da outra pessoa.

Considere como você se sente quando recebe uma tarefa para concluir, mas não recebe os recursos necessários para realizá-la. Isso pode te deixar ansioso e preocupado. Os mesmos sentimentos podem acontecer quando alguém tenta lhe dar a responsabilidade por suas emoções, pensamentos e comportamentos. Limites saudáveis são fundamentais para o seu bem-estar.

Inicialmente, a definição de limites pode ser desafiadora, especialmente quando sua educação, treinamento ou experiências pessoais podem ter levado você a estabelecer limites prejudiciais.

Os limites são impulsionados pela nossa visão do nosso valor como pessoa. Seu valor não deve ser baseado em seu desempenho. É necessário reconhecer como você se valoriza atualmente e determinar se essa visão está correta.

Por exemplo, considere como um pai ama seu filho versus como ele responde ao comportamento do seu filho. Nada do que a criança faz pode mudar o amor dos pais por ela. Às vezes, os pais podem ficar aborrecidos com o comportamento da criança, mas seu amor não é alterado com base no comportamento da criança.

Concentre-se na prática de comportamentos que apoiem sua autoestima de maneira positiva. Determine limites saudáveis que você possa definir claramente. Traçar limites para os vários aspectos da sua vida leva tempo e atenção. Pense nos seus relacionamentos com seu parceiro, pais e filhos; com seu trabalho e colegas de trabalho; e com suas finanças.

Responda a essas perguntas para ajudá-lo a estabelecer os limites que deseja definir para si mesmo:

  • Quais são as relações que me trazem estresse e ansiedade?
  • Estou tentando controlar as emoções, os pensamentos ou o comportamento de alguém?
  • Eu me sinto maltratado ou que estão se aproveitando de mim?
  • O valor que sinto dos outros muda com base em quão bem eu cumpro seus pedidos ou obrigações?

Além disso, identifique crenças falsas que o levaram a ter limites não saudáveis no passado. Você pode fazer isso determinando quais experiências o levaram a ter sentimentos de culpa ou desrespeito. Pense em momentos em que sentiu que incomodaria alguém ou causaria raiva se não realizasse uma tarefa específica.

Ansiedade envolve antecipar que algo ruim vai acontecer e não ter uma resposta saudável a esse sentimento. Leve em consideração o que você pode, ou não, controlar e, novamente, lembre-se de que você não é responsável pelas emoções, ações ou pensamentos de outras pessoas.

Limites não saudáveis muitas vezes são movidos por acreditar que você não pode dizer não. Valide para si mesmo que dizer não é uma maneira de aumentar seus limites saudáveis. Dizer sim às atividades e tarefas dentro de seus limites só é significativo quando seu não é igualmente valorizado.

Dizer não a coisas fora dos seus limites provavelmente te causará mais pressão para dizer sim. Tenha um plano de ação sobre a forma como você irá responder de forma saudável a algo que viola os seus limites. Seu plano de ação pode incluir praticar dizer não de forma firme, mas gentil, ou optar por não falar com alguém que não respeita seus limites.

Inicialmente, limites mais saudáveis exigem muito esforço para serem estabelecidos e mantidos. Com o tempo, você descobrirá que eles se tornarão mais habituais e exigirão menos esforço. Sua dor anterior causada por limites não saudáveis desaparecerá. Você também perceberá que a pressão para agradar os outros diminuirá.

Revise regularmente suas ações para garantir que você está seguindo os limites que estabeleceu, especialmente durante períodos estressantes ou de grande ocupação. Uma verificação semanal ou mensal pode ajudá-lo a monitorar seus objetivos e prioridades.

Traçar limites claros em sua vida afetará positivamente sua autoestima e seu bem-estar no geral. Construir sua autoestima ajudará a estabelecer relacionamentos mais saudáveis.Rich Oswald, psicoterapeuta, psiquiatria e psicólogo em Eau Claire e Menomonie, Wisconsin

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, experiência e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para maiores informações sobre a Mayo Clinic.