Newswise — ROCHESTER, Minnesota — A disponibilização de mais opções de cirurgia minimamente invasiva e robótica aos pacientes é algo que o Dr. Mohamad Bydon, neurocirurgião da Mayo Clinic, está ajudando a liderar. Recentemente, ele realizou a primeira cirurgia endoscópica de fusão espinhal da Mayo Clinic que combina o uso de robótica e um endoscópio para disponibilizar cirurgias mais seguras, eficazes e minimamente invasivas. As cirurgias viabilizam períodos de recuperação mais rápidos.

“Uma das características da Mayo é que gostamos de trazer grandes inovações e poder oferecê-las aos pacientes”, explica o Dr. Bydon.

Desde 2018, ele realiza a fusão espinhal robótica, uma cirurgia feita para ajudar a estabilizar colunas vertebrais instáveis.

“Essas cirurgias têm sido muito positivas para nossos pacientes na Mayo Clinic”, ele afirma.

Acrescentando outra camada de inovação, o Dr. Bydon recentemente realizou a primeira fusão espinhal endoscópica da Mayo Clinic.

“Além de disponibilizar a cirurgia de forma minimamente invasiva e robótica, a modalidade endoscópica adiciona mais visualização e mais capacidade de ver e realizar uma cirurgia com incisões menores e menos ruptura dos tecidos naturais”, explica o Dr. Bydon.

O Dr. Bydon chama esses elementos de “mudanças de paradigma” no modo como a cirurgia é realizada.

“Com os aperfeiçoamentos de software e visualização, agora temos a capacidade de disponibilizar cirurgias de maneira mais segura, rápida e eficaz. E isso é algo que pode beneficiar muitos pacientes no longo prazo”, ele explica.

Ele acredita que muitos pacientes com condições degenerativas que necessitariam de uma descompressão poderiam ser beneficiados com essa cirurgia endoscópica, quando combinada com a cirurgia de fusão, para estabilização.

“Isso é algo que poderia ser feito de uma maneira robusta para pacientes, particularmente quando acrescentamos endoscópica com robótica”, explica o Dr. Bydon. “Acredito que essa é uma combinação única que podemos oferecer aqui na Mayo, e é uma combinação avançada que podemos oferecer na Mayo aos pacientes e que não é oferecida rotineiramente nos Estados Unidos atualmente.”

“Esse é um programa que planejamos continuar desenvolvendo na Mayo Clinic. Temos realizado procedimentos robóticos desde 2018”, explica o Dr. Bydon. “Continuaremos desenvolvendo esse programa para que ele possa crescer, tomar sua forma natural e ajudar o maior número possível de pacientes.”

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.