Newswise — ROCHESTER, Minnesota — Uma preocupação comum entre os homens diagnosticados com câncer testicular é expressa por essa dúvida. Serei capaz de ter filhos no futuro?

“Quando avaliamos pela primeira vez os homens com uma nova suspeita de câncer testicular, falamos sobre fertilidade”, explica o Dr. Bradley Leibovich, oncologista urológico na Mayo Clinic.

O Dr. Leibovich afirma que uma das primeiras perguntas que ele escuta dos homens com câncer testicular é a seguinte: ainda poderei ter filhos?

“Homens com câncer testicular têm preocupações em relação à fertilidade, pois a doença propriamente dita, além de nossos tratamentos, podem afetar a fertilidade”, explica o Dr. Leibovich. “A primeira coisa que fazemos com os homens interessados em preservar a fertilidade e falar sobre os bancos de sêmen.”

A infertilidade pode ser um efeito colateral da cirurgia, quimioterapia, radiação e de outros tratamentos de câncer. É por isso que é importante para os homens que ainda desejam ter filhos após a cura do câncer, que armazenem o sêmen antes de iniciar o tratamento.

“Problemas de fertilidade normalmente são abordados de antemão, garantindo que os homens tenham um banco de sêmen, por isso é raro que seja uma preocupação de longo prazo para os homens”, explica o Dr. Leibovich.

Outra preocupação são os baixos níveis de testosterona, um hormônio produzido principalmente nos testículos.

“A maioria dos homens tem níveis normais de testosterona com apenas um testículo. Para os homens que acabam apresentando um nível mais baixo de testosterona, é muito fácil repor,” explica o Dr. Leibovich.

Sob a orientação de um profissional de saúde, a terapia de reposição de testosterona, na forma de injeções, pílulas, adesivos ou gel, pode restaurar os níveis normais de testosterona nos homens.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.