Newswise — ROCHESTER, Minnesota — Tenossinovite de De Quervain é um nome complicado para uma condição que tem sido chamada de “polegar da mãe”, “pulso da mamãe” e “polegar do jogador”. Tudo isso está associado ao uso repetitivo das mãos e pulsos. A condição causa dor extrema no pulso e na área do polegar.

Ainda que a causa exata seja desconhecida, há opções de tratamentos específicos que podem ajudar, explica o Dr. Sanjeev Kakar, cirurgião ortopédico da Mayo Clinic.

Quando um movimento simples, como fechar a mão ou mover o polegar se torna doloroso, isso pode ter ocorrido devido ao uso diário excessivo. O Dr. Kakar explica que uma das ocorrências mais comuns é a tenossinovite de De Quervain, que afeta, principalmente, os tendões.

“Se considerarmos a região do pulso, temos essencialmente os tendões responsáveis pelos movimentos do polegar. E eles são revestidos por uma bainha, o que é natural. Todos nós possuímos essa estrutura, mas em alguns pacientes, pode ocorrer inflamação nessa área”, explica o Dr. Kakar.

Quando ocorre inflamação nos tendões embaixo dessa bainha, pode ocorrer dor intensa. Ele explica que o tratamento para essa condição é relativamente simples. A terapia na região e o uso de uma tala podem ajudar.

“Às vezes é preciso fazer uma injeção de corticosteroides para diminuir a inflamação, e na maioria das vezes ela melhora”, explica o Dr. Kakar. “Porém, às vezes é necessário recorrer à cirurgia”.

É um procedimento ambulatorial que consiste em abrir a bainha que envolve o tendão para liberar a pressão e permitir que os tendões deslizem mais livremente e sem dor.

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details