Newswise — LONDRES — A preparação física para a gravidez tem alguns pontos em comum com a preparação física para uma corrida. Dieta, exercícios e evitar hábitos não saudáveis são importantes para criar as condições para a gravidez, explica a Dra. May Al-Araji, especialista em medicina familiar na Mayo Clinic Healthcare, em Londres.

“Geralmente, analisamos o estilo de vida como ponto de partida”, explica a Dra. Al-Araji. “Os exercícios físicos e a dieta são equilibrados e saudáveis? Existe algum fator que possa reduzir a capacidade de engravidar, como o tabagismo ou o consumo de álcool?”

A prática excessiva de exercícios físicos ou estar abaixo ou acima do peso pode diminuir a fertilidade. Quando falamos em dieta, ter uma alimentação saudável, com alimentos variados e na porção certa para manter a nutrição e o peso saudável, é a melhor opção.

“Verifique o tamanho da porção. Considero que isso é o mais importante”, explica a Dra. Al-Araji. “Em geral, tente evitar alimentos processados, ricos em gordura e incorpore leguminosas, folhas verdes, vegetais e frutas.”

Se houver alguma preocupação de saúde, como a doença celíaca, em que certos alimentos deverão ser limitados ou evitados, isso deverá ser levado em consideração no planejamento alimentar, ela acrescenta.

Reduzir os níveis de estresse, dormir o suficiente e evitar o excesso de cafeína também são importantes para a fertilidade, comenta a Dra. Al-Araji.

Um estilo de vida saudável é importante tanto para mulheres como para homens quando planejam iniciar uma família. A Dra. Al-Araji afirma: “O conselho é muito semelhante: cuide da sua saúde”.

###

Sobre a Mayo Clinic Healthcare
A Mayo Clinic Healthcare, localizada em Londres, é uma subsidiária integral da Mayo Clinic, um centro médico acadêmico sem fins lucrativos. A Mayo Clinic ocupa a 1ª posição em mais especialidades do que qualquer outro hospital, de acordo com a U.S. News & World Report. Isso tem um motivo: a qualidade do atendimento. A Mayo Clinic Healthcare é a porta de entrada do Reino Unido para essa incomparável experiência. Visite Mayo Clinic Healthcare para obter mais informações.