Newswise — ROCHESTER, Minnesota — Alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos são maneiras importantes para uma pessoa manter-se saudável física e mentalmente. Ao invés de sair do sofá e subir em uma esteira ergométrica, considere sair ao ar livre e aproveitar os benefícios para a saúde proporcionados pelo contato com a natureza.

Não se surpreenda se na próxima consulta médica você receber uma prescrição de ir ao um parque no lugar de comprimidos.

Estar ao ar livre em contato com a natureza é um fator importante para permanecer saudável. Esse é um conceito chamado de biofilia.

“Biofilia significa que fomos feitos para estar em contato com a natureza, e que há algum fator saudável em ter a natureza perto de nós ou em estarmos em meio a ela”, diz o Dr. Brent Bauer, médico de medicina interna geral da Mayo Clinic. “Há muitas pesquisas sendo feitas sobre esse assunto. Isso não significa apenas “estar em contato com a natureza parece fazer bem”. Nós sabemos que isso realmente faz muito bem. Os estudos englobam desde avaliar pessoas que estão em uma cidade até levá-las a uma floresta. O que acontece com a pressão arterial? O que acontece com a frequência cardíaca? E em muitos estudos, os resultados são melhores em um ambiente onde há contato com a natureza.”

Essa é a razão pela qual muitos profissionais de saúde estão “prescrevendo ir a um parque”.

“Eu acredito que isso está relacionado ao aumento da importância de estar em contato com a natureza. É mais do que simplesmente dizer que deveríamos. Agora realmente temos uma prescrição para isso”, diz o Br. Bauer.

Os estudos sugerem que a melhor dose de contato com a natureza é pelo menos duas horas por semana. E se você não puder estar ao ar livre, traga a natureza para os ambientes internos.

“Há muitos benefícios em ouvir o canto dos pássaros, os sons da natureza ou ter uma fonte de água. Simplesmente ter elementos perto de você que são feitos de pedra e madeira”, diz o Dr. Bauer.

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.